sobre o grupo

Somos um grupo de professoras, estudantes, artistas e pesquisadoras do Distrito Federal e do Entorno que discutem textos teóricos, críticos e históricos e propõem ações coletivas a partir da identificação do sexismo e do racismo que estruturam as instituições artísticas e reproduzem as epistemologias colonialísticas, eurocêntricas e capitalistas.

A partir do conceito de Necropolítica, proposto pelo filósofo camaronês Achille Mbembe, surgiu a ideia de uma Necroarte (a arte colonialística, etnocêntrica que elimina e subjuga as manifestações artísticas excluídas historicamente do sistema das artes) e algumas possíveis derivações como Necromuseus, Necroexposições, etc.

E quais seriam seus opostos?

Seriam, justamente, uma Arte Viva, Museus Vivos etc. Daí, a partir de uma sopa de letrinhas veio Atrevidas (de Arte-Vida).

Sabemos da existência de uma revista teen com mesmo nome. Porém, acreditamos na capacidade de voltar a força original às palavras que foram apropriadas pelo sistema de consumo capitalista e machista e que condicionam lugares, criam e reforçam estereótipos e impossibilitam pensamentos e ações críticas.

contato: pachanka@hotmail.com, adrianaclen@gmail.com